O dia 30 de setembro é lembrado como o dia da secretária e, tradicionalmente, a Diocese de Montenegro reúne estes profissionais tão importantes para o dia-a-dia das paróquias para uma celebração. No entanto, em ano de Jubileu da Esperança, o encontro anual de colaboradores também se alinha às festas jubilares. Assim, a segunda-feira (29/09) de sol e céu azul configurou o dia perfeito para o Jubileu dos Colabores da Diocese de Montenegro no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, no bairro Conceição, em São Sebastião do Caí. Além de secretárias, o encontro reuniu funcionários administrativos e equipes de manutenção das paróquias, cemitérios, seminários, além de todo corpo administrativo da Cúria Diocesana, profissionais terceirizados e voluntários.
D. Carlos Romulo, bispo diocesano, lembra que o Ano Santo é uma graça para toda a Igreja. Para ele, “celebrar o Jubileu com os colaboradores e colaboradoras é celebrar com aqueles e aquelas que estão no dia-a-dia da Diocese, das paróquias e dos seminários”. Dom Carlos destaca o empenho de toda a equipe da comissão que preparou tudo com muito carinho para este dia. Foram momentos de convívio, formação, peregrinação, celebração e, claro, confraternização, com direito a homenagem aos funcionários mais antigos. “Foi muito bom também realizar o Jubileu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul. Foi um dia de muitos conhecerem este espaço tão especial. A meta de todos que celebram o Jubileu é de se tornarem peregrinos e peregrinas de esperança”, acrescenta.
Em dinâmica, como no dia-a-dia das paróquias, clero e funcionários somaram esforços
O bispo também sempre recorda que ser peregrino é estar, no seu cotidiano, comprometido com a missão e a realizar sempre levando em conta os valores evangélicos. Coisa que a Ádala Alice Eggler Muller, da Paróquia São Cristóvão de Estrela, sabe muito bem o que é. Funcionária paroquial há 20 anos, se diz realizada com as tarefas. “Às vezes, acordo e penso: tá muito boa a cama. Mas, se fico em casa, não faço nada. Fico lá com aquela roupa, não me arrumo… O meu trabalho é o meu motivo de sair de casa. Fico contente com o reconhecimento de tantas pessoas. São muitas histórias nestes 20 anos”, recorda.
Ádala atua há 20 anos na Paróquia São Cristovão em Estrela
Já Monica Laís Mossmann, secretária na Três Santos Mártires das Missões, de Salvador do Sul, se alegra por seu trabalho ser também uma forma de acolher e se diz feliz com ele. “Principalmente no contato direto com a comunidade. Qualquer coisa que precisam, qualquer ajuda, acalento, somos nós que estamos lá para ajudar eles. E a parte mais legal é receber o carinho de todos eles”, observa.
Mônica observa que acolher a comuniade é parte de seu trabalho na Três Santos Mártires das Missões
Assim, depois de um dia de celebração, formação e reflexão, o coordenador de Pastoral, padre Jonas Gomes, conduziu os mais de 100 funcionários e voluntários para uma peregrinação pelos Santuário. Mais do que conhecer o espaço, a ideia foi enfatizar que todos da Diocese de Montenegro, enquanto uma grande comunidade, somos parte daquele espaço tão belo e acolhedor. E, no próximo dia 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, todo o povo da Diocese é convidado a ocupar novamente o Santuário para o Jubileu dos Movimento Marianos. Saiba mais.
Bosques dos Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul foi espaço para uma breve peregrinação
Imagem peregrina presente no Jubileu dos Colaboradores
Um dos ícones do Jubileu na Diocese de Montenegro é a imagem peregrina de seu padroeiro, São João Batista, que tem, desde o início do ano, circulado pelas paróquias. Desde o dia 22 de setembro, a imagem esteve na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, na Linha Francesa Alta, em Barão. Por lá, passou por comunidades e esteve junto das principais celebrações.
Imagem peregrina em comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Natividade na Francesa Alta
Antes de seguir seu roteiro, rumo a Paróquia Santos Reis, em Vale Real, onde ficará até dia 5 de outubro, o padreiro esteve participando do Jubileu dos Colaboradores, inclusive sendo levado na caminhada que conheceu em detalhes o espaço do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul.
Imagem peregrina no Jubileu dos Colaboradores da Diocese de Montenegro