Dom Carlos Romulo é ordenado bispo em Pelotas

Duas igrejas irmãs, a Arquidiocese de Pelotas e a Diocese de Montenegro, celebraram juntas ontem, dia 4 de junho de 2017, na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, a ordenação episcopal do, até então, Monsenhor Carlos Romulo Gonçalves e Silva. A cerimônia teve início às 15h, com a Catedral lotada de fieis. O povo de Pelotas e região celebrou feliz e, ao mesmo tempo, lamentou a ida de Dom Carlos. Já a delegação da Diocese de Montenegro prestigiou e se alegrou em presenciar a ordenação episcopal de seu bispo coadjutor. 20A solene celebração da Eucaristia foi marcada pelo tom sereno que marca a personalidade de Dom Carlos Romulo. O bispo ordenante foi Dom Jacinto Bergmann, arcebispo da Arquidiocese de Pelotas. Ao lado dele, como bispos co-ordenantes, estiveram Dom Paulo De Conto, bispo diocesano de Montenegro, e Dom Jayme Chemello, arcebispo emérito de Pelotas. Também estiveram presentes, dentre o episcopado gaúcho, Dom Jaime Spengler, arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin e Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispos auxiliares de Porto Alegre. Na presidência da celebração, Dom Jacinto iniciou a homilia com uma saudação a todos os presentes. Agradeceu ao Monsenhor Carlos Romulo pelos laços profundos construídos nos últimos tempos e lembrou que a Igreja celebrava, naquele dia, junto à ordenação episcopal, a Festa de Pentecostes. “Trata-se de uma coincidência providencial”. Ao recordar que Pentecostes é a celebração da vinda do Espírito Santo para a Igreja, perguntou: “Qual a relação entre a Festa de Pentecostes e esta ordenação episcopal?”. Em seguida, proferiu: “é obra do Espírito Santo ele ser ordenado hoje. Foi obra do Espírito Santo ele ser escolhido bispo; e continua sendo obra do Espírito Santo o desempenho de sua missão”. Dom Jacinto foi enfático ao afirmar que, diante da celebração deste domingo, “Pentecostes continua acontecendo na Igreja”. Ao dirigir-se a Dom Carlos, disse: “obrigado por ter sido um presbítero tão cheio do Espírito Santo aqui na Arquidiocese de Pelotas. Como bispo, seja sempre um homem cheio do Espírito Santo, provoque barulho, fale a linguagem de Deus”, concluiu. O rito da ordenação foi marcado pela sequência de atos que emocionaram todo o povo presente, como a leitura do mandato apóstolico (bula de nomeação); o propósito do eleito, em que Dom Carlos assume publicamente sua fé e sua missão; a prece litânica, em que ele se deita diante do altar; o momento da imposição das mãos do bispo ordenante e dos demais bispos presentes, a unção da cabeça com o óleo do Crisma; a entrega do livro dos Evangelhos e do anel; a imposição da mitra; a entrega do báculo; a saudação da paz e o momento marcante em que Dom Carlos, já ordenado bispo, abençoa todo o povo, indo até a porta da Catedral e retornando ao altar. 23Em suas palavras no momento de ação de graças, o novo bispo saudou e agradeceu a todos os presentes, especialmente os que vieram da Diocese de Montenegro e aos que dedicadamente prepararam a cerimônia de ordenação. E continuou: “agradeço ao Senhor, por me chamar ao serviço e por me ver como um servo de Cristo. Gratidão aos meus pais, que no próximo dia 6 de junho celebram 50 anos de casados, bem como aos irmãos e familiares. Agradeço à Paróquia de Piratini, minha primeira escola no caminho do Senhor. Quero abraçar toda a Arquidiocese de Pelotas e agradecer por todas as missões que me foram confiadas. Tudo foi uma grande escola pastoral. Gratidão à Diocese de Montenegro, que demonstrou por mim um imenso carinho desde o dia da nomeação. Chego como um aprendiz e como um novo membro da caminhada pastoral. Minha missão é de total serviço ao povo de Deus. Que nossa vocação seja a de pastorear e a de animar o povo de Deus na missão de evangelizar. Assim, somos transformados na Igreja em saída”. Ao refletir sobre o lema de ordenação episcopal escolhido, “Servi ao Senhor com alegria”, partilhou o desejo de trilhar a caminhada da “Diocese da Alegria”. “Vamos continuar juntos, unidos em Cristo. Muito obrigado. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo”. Ao final da celebração, Dom Carlos recebeu ainda na Igreja os cumprimentos de todo o povo que foi até lá prestigiá-lo. Ao lado da Catedral, uma confraternização com cachorro-quente e refrigerante culminou a bonita cerimônia. Dom Carlos será oficialmente acolhido e toma posse como bispo coadjutor da Diocese de Montenegro na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, a partir das 19h30min, na Catedral São João Batista, em Montenegro. Por Graziela Wolfart, assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro.