Diocese

Ações de assistência aos atingidos pelas enchentes desenvolvidas pela Diocese

Há um ano, grande parte do território gaúcho, especialmente os Vales do Caí e Taquari, sofriam com as enchentes. Muitos ainda calculavam as perdas de novembro de 2023, quando a tragédia de abril e maio de 2024 surpreendeu a todos. Diante destas catástrofes, a Diocese de Montenegro se mobilizou e, junto com outras dioceses e arquidioceses do Brasil, e a própria Conferência dos Bispos do Brasil, CNBB, arrecadou recursos financeiros.
 
Este dinheiro serviu para atender as famílias vítimas das enchentes, fornecendo a elas desde material de higiene e limpeza até cestas básicas e material de construção. As paróquias dos Vales do Caí e Taquari se empenharam na elaboração de projetos à famílias, através dos quais foi destinado este recurso. Além disso, parte deste montante foi empregado na limpeza e reforma de espaços de fé e oração, como capelas em comunidades e até Igrejas.
 
Como destaca Dom carlos Romulo, bispo diocesnano, experimentamos “os efeitos das tragédias climáticas de 2023 e 2024”. Mas, também vivenciamos  “a compaixão, expressa pela ação de nossas paróquias e comunidades, personificada na grande rede de solidariedade que formou unindo irmãos e irmãs, de tantos lugares”.
 
Marcando este ano desde a tragédia de maio, e como forma de transparência para prestar contas de onde foram empregados os recursos, desenvolvemos o material abaixo, que é apresentado pelo nosso coordenador de pastoral, padre Jonas Gomes.

Galeria de imagens

Galeria de vídeos