Mensagem do bispo Dom Carlos pelos 10 anos da Diocese da Alegria

Hoje, a Diocese de Montenegro completa 10 anos! Para marcar e celebrar a data, o bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva escreveu uma mensagem a todo o povo diocesano. Confira:

“Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4).

Neste dia em que celebramos 10 anos de caminhada como Diocese de Montenegro, a “Diocese da Alegria”, escutamos no Evangelho da Liturgia de hoje esta palavra do Senhor. É um chamado de Nosso Senhor a continuar nossa caminhada.

Celebrar significa fazer memória: memória da páscoa do Senhor, do seu mistério de amor por nós; memória de nossa caminhada como cristãos e como Igreja no caminho do Senhor; memória daqueles e daquelas que lançaram as sementes na terra boa do coração do nosso povo, que lançaram as redes através da evangelização e, por isso, temos comunidades e paróquias vivas; fazer memória significa trazer presente todos e todas que acreditam numa Igreja diocesana e que, com muito amor, congregaram nosso povo, se empenharam de muitas formas para construir um projeto de Diocese; fazer memória significa crer que o Senhor conduz a nossa história.

Neste dia, agradecemos aos pioneiros que preparam os caminhos da nossa Diocese. Agradecemos os que fazem esta caminhada de 10 anos: bispo, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas; nossas 30 paróquias e 358 comunidades; nossas pastorais, movimentos e grupos eclesiais; nossos seminários e nossa caminhada vocacional.           Nossa gratidão ao nosso primeiro Bispo Diocesano, Dom Paulo De Conto, que também conduziu esta caminhada inicial de Diocese.

Somos todos discípulos e discípulas de Jesus e d’Ele que escutamos o chamado. Por isso, somos convidamos sempre de novo: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4). As bases estão lançadas. Agora somos chamados à grande missão de colher e semear; de sempre de novo “lançar as redes”. Somos chamados a ser uma Igreja da alegria, porque somos de Jesus Cristo Ressuscitado; porque queremos ser comunidades vivas, alegres e acolhedoras, capazes de acolher e de ser escolas de discípulos e discípulas; uma Igreja toda ministerial em todos encontrem seu espaço de expressão na diversidade dos ministérios, serviços, carismas.

Neste dia, nossa oração, nossa gratidão e nosso compromisso com a nossa Diocese de Montenegro.

Convido a todos e todas a colocar nossa oração e gratidão nas missas, em todas as comunidades neste final de semana, de 08 e 09 de setembro, em todas as nossas paróquias. Convido também a celebramos juntos, na Catedral de São João Batista, em Montenegro, no domingo, dia 09, às 18 horas.

Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós!

São João Batista Rogai por nós!

Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva

Bispo Diocesano de Montenegro