Pastoral Carcerária se reúne em primeiro encontro regional de 2024

A sede da CNBB Sul 3 acolheu neste primeiro sábado de março, 02, a Pastoral Carcerária Regional, no primeiro encontro de 2024 com as coordenações arqui/diocesanas.

Durante todo o dia, cerca de 40 agentes da pastoral aprofundaram diversos assuntos, entre eles o Jubileu da Esperança de 2025, a ação da Pastoral Carcerária no Estado, a saúde no cárcere e o acompanhamento à mulher presa.

Sobre a Campanha da Fraternidade “Somos todos irmãos”, o coordenador regional da Pastoral Carcerária, Pe. Eduardo Luis Haas apresentou uma reflexão a partir do capítulo VII da Fratelli Tutti que, depois, foi vivenciado com ferramentas da Escola do Perdão e da Reconciliação (ESPERE) propostas pela Ir. Imelda Maria Jacoby.

A parte da tarde foi reservada para o relato das arqui/dioceses, sobre o cotidiano das ações da Pastoral em cada local. A partilha apresentou uma realidade bastante peculiar em cada canto do Estado e permitiu visualizar um panorama geral da presença e ação da pastoral no RS. O encontro foi concluído com a bênção de envio, pelo Bispo Referencial da Pastoral Carcerária no Regional, dom Liro Vendelino Meurer.
A coordenação ainda seguiu reunida no dia seguinte para dar sequencia aos trabalhos e planejar as ações a partir das conclusões do coletivo.

O coordenador estadual, Pe. Eduardo Haas, reforça a importância deste momento para a organização e articulação da Pastoral Carcerária no Estado: “A possibilidade de reunir representação de 16 dioceses, apesar das distâncias, é uma alegria muito grande. Saímos desta primeira reunião do ano fortalecidos e motivados”, comenta.

Segundo Pe. Eduardo, a missão da Pastoral Carcerária Regional em 2024 é “grande e desafiadora” e traz como perspectivas  a formação de novos agentes, o trabalho continuado de atendimento religioso nos presídios gaúchos e a ampliação da presença da Pastoral para outras unidades prisionais que ainda não contam com a presença da Igreja através da Pastoral Carcerária.

Fonte: CNBB Sul 3

Colaboração: Nice Schroeder