Dom Paulo

Arquidiocese de Cascavel acolhe novo administrador apostólico

A Catedral da arquidiocese de Cascavel, Nossa Senhora Aparecida, ficou lotada na manhã do último domingo, 25 de fevereiro, com a presença do clero, religiosos e religiosas, além da comunidade em geral, para dar as boas-vindas ao administrador apostólico, dom Paulo Antônio de Conto. Com capacidade de público de 2,5 mil pessoas, representantes de todas as pastorais e movimentos, além dos fiéis das 17 cidades que compõem a arquidiocese, marcaram presença na catedral durante a Santa Missa.

Dom Paulo foi nomeado pelo Papa Francisco como administrador apostólico da arquidiocese, no dia 12 deste mês, quando na oportunidade o Santo Padre também acolheu a solicitação de renúncia de dom Adelar Baruffi, que agora segue como arcebispo emérito.

O administrador apostólico é um bispo designado pelo papa para governar uma arqui/diocese no período de sede vacante, ou seja, o tempo em que uma diocese fica sem um bispo titular. Dom Paulo Antônio de Conto continuará a governar a arquidiocese até a designação do novo bispo, por parte da Santa Sé.

TESTEMUNHO DE DOM ADELAR

Já no início da celebração, antes de passar o báculo para dom Paulo, dom Adelar fez uso da palavra e partilhou o testemunho de vida e enfrentamento ao câncer.

“Ainda não conheço o suficiente da arquidiocese de Cascavel, e tive que deixar. No dia 31 de outubro de 2021, fiz minha entrada solene. Muitas pessoas na missa. Após isso, começaram os crismas, os atendimentos, os lugares a visitar e as pessoas a conhecer. Quanta vontade eu tinha de conhecer a todos e a todas. Mas no dia 07 de novembro de 2021, aconteceu que após a missa do crisma da paróquia Nossa Senhora Imaculada, eu desmaiei, e daí não lembro de mais nada,” detalhou o arcebispo.

Dom Adelar, ao longo desses 02 anos e três meses de tratamento, passou por duas cirurgias de remoção de tumor cerebral, além de radioterapia e quimioterapia. A segunda etapa do combate a doença tem previsão de ser finalizada em abril deste ano.

Ele também agradeceu o sim de dom Paulo à arquidiocese de Cascavel, a qual ele possui imenso apreço e zelo. “Lembro ainda pela nomeação de Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito da diocese de Montenegro (RS), como administrador apostólico desta arquidiocese, nesse tempo de transição. Muito obrigado dom Paulo pela sua aceitação, nesse momento.

Ao final de sua partilha, dom Adelar agradeceu nominalmente a todos envolvidos em seu processo de recuperação e se emocionou ao recordar o apoio recebido de seu auxiliar, dom Aparecido Donizeti, que chegou a Cascavel em julho de 2022. “Aproveito também para dizer um muito obrigado a você meu querido amigo Aparecido, por este tempo junto a mim. De fato, você me ajudou muito mesmo. Deus o abençoe”.

“Hoje eu confesso, eu acredito mesmo no Deus Trindade. Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Eles estão sempre comigo, onde eu estiver. A Trindade Santa sabe o quanto lhe quero bem!”, concluiu.

ENTREGA DO BÁCULO

Na sequência, dom Adelar Baruffi realizou a entrega oficial do Báculo a dom Paulo, que representou a passagem do pastoreio da Arquidiocese.

Emocionados, arcebispo emérito e o administrador apostólico se abraçaram, e ao fim, dom Paulo agradeceu. “Querido arcebispo, agradeço essa passagem. Quero estar ao seu lado, ser fiel a ti, e ao lado também de dom Donizeti. Assumo o pastoreio desta arquidiocese que é Cascavel. Minha gratidão, querido arcebispo”, concluiu.

Durante a homilia, dom Paulo reforçou que o anseio de seu coração no período em que estará em Cascavel, é preparar o caminho para o novo arcebispo que virá.

“Assumo essa arquidiocese por este curto período, e me sinto como João Batista, que veio preparar o caminho para Jesus Cristo. Peço a todos, para que juntos, rezemos bastante para que o Papa possa nomear, o quanto antes, o novo arcebispo. Gratidão a todos, estejamos unidos, alegres e felizes. E eu ouso aqui, dar um nome para essa arquidiocese. A partir de agora, aqui se chamará a arquidiocese da alegria”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Cascavel