Tradicionalmente, o dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, é de muita celebração para a comunidade do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul. Integrante da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Sebastião do Caí, a comunidade do Santuário está acostumada a receber mais de mil pessoas ao longo deste dia. Mas, neste ano de Jubileu da Esperança, a estimativa dos organizadores é de que passe das duas mil das pessoas passem pelo Santuário, pois, além da 43° Romaria do Santuário de Conceição haverá o Jubileu dos Movimentos Marianos da Diocese de Montenegro. Entre os organizadores e convidados especiais estão o Cenáculo de Maria, Apostolado do Rosário e Zeladoras de Capelinhas de Nossa Senhora.
A programação começa cedo, às 9h, com uma peregrinação da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição até o Santuário. Lá, haverá Celebração Eucarística e muitos momentos de oração e partilhas. Izair Scota, além de referencial leigo do Apostolado do Rosário, é um devoto da oração do rosário. “O rosário, para mim, é uma arma de poder infinito”, observa. Ele integra um dos muitos grupos que, em diversas paróquias e comunidades da Diocese, se reúnem para, semanalmente, rezarem o terço. “Eu cresci com este hábito da oração do terço. É uma pena que tenha se perdido, mas temos feito um trabalho de divulgação para fortalecer estes grupos. Estou há 20 anos no Rosário Interativo na Capela Nossa Senhora das Graças (em Montenegro) e vejo que, desde que começamos, ainda com o diácono Ernesto Costela, muito grupos têm surgido, tanto em paróquias como capelas e também em casas e condomínios”, observa. Por isso, para Izair, o domingo será de grande festa também.
Peregrinação sairá da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (foto) e seguirá até o Santuário
Outro movimento que destaca a importância desta celebração mariana na Diocese é o Cenáculo de Maria. Fernando Petry, coordenador diocesano do Cenáculo, observa que “o Jubileu Mariano é mais um momento de grande demonstração da nossa fé nesse ano tão especial para a igreja em todo o mundo e também aqui em nossa igreja particular”. "Após as grandes romarias e peregrinações diocesanas, os movimentos marianos também são chamados a confirmar o seu "sim" dado a cada dia, a exemplo de Nossa Senhora”, acrescenta Petry.
Igreja do Santuário jáestá preparada para receber os fiés neste domingo de celebração e devoção
Embora Cenáculo, Apostolado do Rosário e zeladoras de capelinhas e a comunidade do Santuário esteja diretamente envolvida no Jubileu dos Movimentos Marianos, o evento é aberta a todo o povo da Diocese de Montenegro. “Celebrar diocesanamente é sempre confirmar e ratificar a nossa unidade. Apesar de termos vários carismas, nos quais o sopro do Espírito Santo se manifesta, a mesma fé em Jesus Cristo é o que nos mantém fortes e unidos, vivendo como discípulos missionários, pois na Igreja de Cristo todo batizado é missionário”, resume Fernando Petry.
Confira a programação completa do Jubileu Mariano