MENSAGEM DE DOM CARLOS SOBRE A MORTE DO PAPA BENTO XVI
“Elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes” (Bento XVI – Saudação no dia da Eleição – 2005).
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Ressuscitado: Paz!
Ao recebermos a notícia da páscoa do nosso amado Papa Emérito, Bento XVI, professemos em comunhão, nossa fé e esperança na ressurreição. Como, batizados e batizadas renovamos nossa fé na oração e na Celebração da Eucaristia.
Nossa comunhão com Pedro, revela aquilo que somos como Igreja: Igreja Católica Apostólica e Romana. Em particular, nossa Diocese de Montenegro, tem uma comunhão especial com o ministério petrino de Bento XVI. Foi no seu Pontificado, no dia 02 julho de 2008, que nossa Diocese foi criada, através da Bula “Pastorali Nostra Navitate” (Pela Nossa Atividade Pastoral). Na referida Bula lemos: “No uso pleno de nossa autoridade apostólica…criamos e constituímos a nova Diocese com o nome de “Diocese de Montenegro”. Na mesma oportunidade o Papa Bento XVI, também com uma Bula Pontifícia, nomeava o nosso primeiro Bispo Diocesano, Dom Paulo Antônio De Conto. Estes acontecimentos fundacionais nos ligarão para sempre à figura deste amado Papa.
Recordamos que o Papa Bento XVI, visitou o Brasil de 09 a 13 de maio de 2007, quando da abertura da Conferência Episcopal de Aparecida e também presidiu a canonização de Santo Antônio de Santana Galvão.
Somos gratos ao Senhor por ter nos dado este servo que dedicou toda a sua vida ao Reino de Deus, servindo a Igreja com sua sabedoria e terno pastoreio. Quando da sua fragilidade física, renunciou ao pontificado, permanecendo, por quase 10 anos, servindo a Igreja através da oração.
Convido a todo o nosso povo a elevar preces e orações e testemunhar a nossa fé, em comunidade, oferecendo, em todas as paróquias, intenções pelo falecido Papa Emérito, expressando assim, nossa comunhão eclesial. Ao mesmo tempo, rezemos pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que continue com saúde e sabedoria, à frente no ministério petrino, exercendo o pastoreio universal na Igreja. Nossas Paroquiais expressaram sua comunhão, tocando os sinos, às 8hs da manhã deste dia 31.
+Dom Carlos Romulo – Bispo Diocesano de Montenegro
Bento XVI (Joseph Aloisius Ratzinger)
Nascimento: 16 de abril de 1927
Ordenação Sacerdotal: 29 de junho de 1951
Nomeação Episcopal: 25 de março de 1977 – Lema: “Cooperatores Veritatis” (Colaborador da Verdade)
Criado Cardeal por São Paulo VI: 27 de junho de 1977
Eleição: 19 de abril de 2005
Entronização: 24 de abril de 2005
Fim do pontificado: 28 de fevereiro de 2013 (7 anos, 10 meses e 9 dias).
Falecimento: 31.12.2022.