De 22 a 26 de junho a Igreja Católica promove o X Encontro Mundial das Famílias com o tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, escolhido pelo Papa Francisco. O Encontro é organizado e acolhido pela Diocese de Roma e pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida, mas foi pensado de forma multicêntrica e generalizada. Ou seja, cada igreja, nas mais variadas cidades do mundo, também vivem o encontro e promovem atividades para refletir o papel da família.
Na Diocese de Montenegro, Dom Carlos Romulo presidirá uma missa nesta intenção no dia 24 de junho, às 19 horas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Montenegro. O bispo assim atende ao pedido do Pontífice de fazer que a diocese também se integra às atividades do Encontro Mundial das Famílias.
Inicialmente previsto para o quinto aniversário de Amoris Laetitia e quatro anos depois de Gaudete et Exsultate, ou seja, em 2021, o encontro foi transferido para 2022.
O Setor Família convida os movimentos, grupos e pastorais a estudarem as sete catequeses de preparação para o encontro que trazem temas como “Nazaré: tornar o amor normal”, “Os avós e os idosos” e “Com licença, obrigado, desculpa”.
Toda a programação realizada em Roma será possível de ser acompanhada em tempo real no site oficial do evento, na página do YouTube da diocese de Roma e no Portal Vatican News.
A transmissão dos três eventos que incluem a presença do Santo Padre: o Festival das Famílias, no dia 22 de junho, a missa de sábado (25) e o Angelus, no final do Encontro com o Envio das famílias, no domingo (26), estarão aos cuidados da Vatican Media e transmitidos em todo o mundo.
Do Brasil, participarão do Encontro em Roma, cinco bispos, um padre e 15 casais da Pastoral Familiar.
Aplicativo
Para acompanhar o evento, também é possível baixar o aplicativo oficial do X Encontro Mundial de Famílias. Os participantes digitais receberão um certificado de participação depois de ter percorrido todo o caminho no aplicativo.
Fazem parte deste “caminho” todas as referências a Amoris Laetitia, as catequeses, as informações sobre os compromissos diocesanos e as visitas virtuais das quatro principais basílicas e do Palácio Lateranense.