Faleceu aos 87 anos, o bispo emérito de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Sinésio Bohn, ocorrido em torno das 20h desta quinta-feira, dia 09 de junho, na Casa Amparo Fraterno, em Santa Cruz do Sul, onde passou a residir deste que se tornou emérito.
Dom Aloísio Sinésio estava hospitalizado nos últimos dias por causa de uma dificuldade respiratória, recebeu alta e continuou tendo acompanhamento médico, mas em virtude de uma pneumonia, não resistiu e veio a falecer.
O corpo de Dom Aloísio Sinésio será sepultado na Catedral São João Batista, onde acontecerão as celebrações de exéquias. O velório iniciará a partir das 9h e a missa de corpo presente será celebrada às 15h, desta sexta-feira, dia 10.
Biografia
Aloísio Sinésio Bohn nasceu em Linha Bonita, município de Montenegro, em 11 de setembro de 1934. É filho de João Bohn Sobrinho e Oliva Paulina Both. Fez seu Ensino Médio no Seminário Menor São José de Gravataí, de 1952 a 1954. Depois, em Roma, residindo no Pio Brasileiro e estudando na Universidade Gregoriana, cursou Filosofia, Teologia e Direito Canônico, de 1955 a 1964. Foi ordenado presbítero em Roma no dia 23 de dezembro de 1962. De volta ao Brasil atuou, principalmente, como vigário paroquial na paróquia São Jorge, em Porto Alegre, de 1964 a 1965. Trabalhou como professor de Teologia e assistente dos estudantes de Filosofia
Mensagem de Dom Carlos
Em nome da Diocese de Montenegro, manifestamos aos familiares e toda a Diocese de Santa Cruz do Sul, nossas condolências neste momento da páscoa do nosso irmão Dom Sinésio Bohn. Dom Sinésio é filho da Comunidade Linha Bonita Baixa. Neste momento professamos nossa fé e esperança na Ressurreição. Somos gratos por toda uma vida dedicada a Comunidade. Dom Sinésio, descanse em paz.