MENSAGEM ÀS FAMÍLIAS
Queridas famílias da Diocese de Montenegro: A Paz do Senhor!
O Papa Francisco nos convida a celebrar em cada Diocese, o X Encontro Mundial das Famílias, que está acontecendo em Roma, de 22 a 26 de junho, e tem como tema: “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade”. Este tema nos faz pensar na beleza da vocação matrimonial.
Quando celebramos o Matrimônio, meditamos sobre o construir a ‘casa sobre a rocha’. Esta ‘rocha’ é o Senhor. Por isso, a vida matrimonial tem como base a Iniciação à Vida Cristã: no Batismo, somos enxertados em Cristo, e Dele recebemos a ‘vida nova’; na Crisma, somos ungidos para sermos testemunhas do Evangelho; e na Eucaristia, comunhão no Corpo e no Sangue do Senhor, somos eucaristizados, para viver a gratuidade, como pessoas que se partem e se repartem no amor.
Portanto, a vocação matrimonial é um serviço, é uma missão amadurecida de vida cristã. Pessoas ‘novas em Cristo’, que escutando o chamado de Deus, se unem para partilhar a missão. O amor do casal é vocação, chamado divino. A resposta se dá, no caminho, numa vida de amor, de partilha e doação.
O Concílio Vaticano II nos ensina que a comunhão matrimonial, é testemunho fecundo, pois, “na família, como numa igreja doméstica, devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros arautos da fé e favorecer a vocação própria de cada um, especialmente a vocação sagrada” (Lumen Gentium, 11).
Nossa Diocese de Montenegro, nas paróquias e nas comunidades, nas pastorais e nos movimentos, acolhe o ensinamento do Santo Padre que diz: “A Igreja é família de famílias, constantemente enriquecida pela vida de todas as igrejas domésticas” (Amoris Laetitia 87). A tua família é um dom para a Igreja.
Muito obrigado pelo dom de tua família, pois “O amor vivido nas famílias é uma força permanente para a vida da Igreja” (Amoris Laetitia, 88). Neste testemunho queremos preparar os novos casais, abraçando com alegria o Itinerário Matrimonial: Noivos a Caminho.
“Eu e minha casa serviremos o Senhor” (Js 24,15).
Deus vos abençoe, e a Sagrada Família de Nazaré, sempre vos inspire.
+Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva
Bispo da Diocese de Montenegro