Aconteceu, na última segunda-feira, 10 de setembro, o 8° Encontro de Formação dos Catequistas da área pastoral formada por São Vendelino, Alto Feliz, Feliz, Tupandi, Vale Real e Bom Princípio. O encontro, realizado no salão paroquial “O Imigrante”, de São Vendelino, reuniu mais de 200 catequistas, ministros e agentes de pastoral.
O assessor da formação foi o Pe. Luciano Motti, da Diocese de Osório, que tem sólida formação em Bíblia feita na Itália e que refletiu sobre “O Itinerário Catequético do Evangelho de São Marcos”. Ele abordou a origem e a estrutura do menor dos quatro evangelhos, que narra o início e a missão de Jesus de Nazaré, os destinatários desse evangelho, que não foi direcionado aos judeus, mas aos gentios e pagãos.
Segundo o Pe Luciano, o evangelho de São Marcos apresenta mulheres e homens que seguem Jesus desde a Galileia até Jerusalém, convivendo e aprendendo com ele. Com suas limitações, esse grupo assumiu a causa do Reino de Deus, fundamentado na justiça e na solidariedade, no meio das pessoas que estavam à margem da sociedade, como mulheres, pobres, estrangeiros, crianças e doentes. Seguir Jesus implica assumir o mesmo caminho seu como servo sofredor: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar sua vida a perderá; mas o que perder sua vida por causa de mim e do evangelho, a salvará” (Mc 8, 34-35).
Ao final da formação, todos foram convidados para uma partilha festiva de alimentos, momento de grande fraternidade, troca de experiências e integração daqueles que promovem a escola do evangelho nas comunidades paroquiais.
Conclusões do estudo sobre o Evangelho de São Marcos:
• Na primeira parte vemos a atividade de Jesus na Galileia e nas regiões vizinhas. Nessa etapa, temos a formação da comunidade, que se encontra com Jesus sempre em uma casa. A comunidade enfrenta vários problemas externos e internos: fome, doenças, individualismo, preconceito e, especialmente, a tentação de seguir o Messias como rei poderoso.
• Acompanhamos a viagem para Jerusalém a partir da Galileia na segunda parte. É um caminho para compreender e aprofundar Jesus como o servo sofredor, com os três anúncios da paixão. É uma catequese sobre o seguimento de Jesus na vida cotidiana da comunidade.
• Na terceira parte fica claro o ministério de Jesus em Jerusalém com a sua paixão, morte e ressurreição. A prática libertadora de Jesus está em conflito com os poderes do mundo, por isso ele é condenado e morto como subversivo. Mas Deus não abandona o justo e o ressuscita.
• Na conclusão, temos os versículos finais foram acrescentados depois e constituem uma síntese dos relatos das aparições de Jesus ressuscitado.