Neste 26º Dia da Vida Consagrada, quero expressar minha Ação de Graças pela presença das Consagradas e dos Consagrados em nossa Diocese de Montenegro: Irmãs, Irmãos e Freis, todos e cada um representa a gratuidade do amor de Deus e a generosidade daquelas e daqueles que dizem sim ao Chamado.
O Dia da Vida Consagrada foi celebrado pela primeira vez em 02 de fevereiro de 1997. Naquela oportunidade o Papa São João Paulo II recordava a estreita ligação entre a Festa da Apresentação do Senhor e a vocação específica dos consagrados e consagradas:
“O Dia da Vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo ‘para o apresentarem ao Senhor’ (Lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.
São João Paulo II, também fazia uma comparação entre Maria e a Igreja: “A Virgem Mãe, que leva o Filho ao Templo, para que seja oferecido ao Pai, exprime bem a figura da Igreja que continua a oferecer seus filhos e filhas ao Pai celeste, associando-os à única oblação de Cristo, causa e modelo de toda a consagração na Igreja”.
Convido a todo povo fiel, neste dia especial, a agradecer a Deus o dom da Vida Consagrada e rezar por muitas e santas vocações. Recordo o que diz o Papa Francisco: “onde estão os religiosos, existe alegria”.
Montenegro, 02 de fevereiro de 2022.
Festa da Apresentação do Senhor no Templo
+Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva
Bispo da Diocese de Montenegro