No dia em que fui ordenado Diácono recebi das mãos de Dom Carlos o Livro dos Evangelhos e ele disse: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres; ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”.
Em outras palavras o bispo disse que devo não apenas ler a bíblia e fazer pregações bonitas, mas é necessário colocar em prática tudo o que ensino e falo sobre a Palavra de Deus. É um grande desafio.
Agora imagine você recebendo a bíblia nas mãos e o próprio Senhor lhe dizendo as mesmas palavras proferidas pelo bispo. Imaginou?
Estamos no mês da Bíblia e no dia 30 de setembro festejamos São Jerônimo, o tradutor da bíblia. Este santo a colocou na linguagem do povo, o latim, pois os originais estão escritos em hebraico e grego.
Em cada missa que participamos temos a oportunidade de ouvir as leituras, o salmo responsorial e a proclamação do evangelho na Liturgia da Palavra. É o próprio Deus que nos fala e nos dá a sua Palavra como alimento para a vida.
Na catequese de Eucaristia e Crisma os catequizandos e catequistas aprofundam os textos bíblicos para que a Palavra de Deus seja o pão cada dia.
A Palavra de Deus precisa ser ouvida também com o coração. Não apenas com os ouvidos, bem como nos ensina O Pequeno Príncipe: “o essencial é invisível aos olhos, só vemos bem com o coração”. Diante disso, reflita: eu leio a bíblia? Ela é Palavra de Deus em minha vida? Como eu posso ajudar meus irmãos e minhas irmãs a conhecer melhor a Palavra de Deus?
Pe. Jonas Gomes – Paróquia São Pedro | São Pedro da Serra